Ressuscitou a meados de Maio de 2004. Continuará a focar o seu conteúdo no mais xungoso, desde A Paixao de Cristo até ao Último Samurai... Crítica free-style! contacto: cinemaxunga@gmail.com

sábado, maio 15, 2004

Shredder (2003)

Shredder (2003) Sinopse: Um grupo de teenagers viaja para uma cabana abandonada numa zona de neve para fazer snowboard. Depois... Ah, já sabem o estilo? Ok. Só quero acrescentar que este tem como pano de fundo um colónia de ski abandonada (claro), uma zona sem contactos com o mundo civilizado e é focado na guerra que existe entre Skiers e Snowboarders. O costume...

Crítica: Este cinema xunga (blog), mais do que desancar sem piedade em filmes de qualidade duvidosa, tem também uma vertente educativa. Uma espécie de escola do xunga para ajudar à compreensão do fenómeno tão adorado pelo maralhal. Senão porque haveriam de encher as sessões do Fantasporto. O pessoal gosta de banhadas. Gosta de se rir de coisas que inicialmente não eram supostas ser cómicas. Vou dar um exemplo. Quem nunca viu cinema xunga, nunca poderá compreender em toda a sua complexidade (hehe) o último de Tarantino. Um ode ao xunga. Só quem assistiu já algumas vezes aos filmes de bordoada de Hong Kong se consegue rir dos exagerados zooms na cena de Pai Mei ou dos desfocados acidentais... Adiante.

Este filme tem o habitual "template" dos slasher movies em que adolescentes vão para qualquer lado para serem chacinados. O ritmo das mortes vai aumentando. O primeiro morre para aí aos 40 minutos, depois outro passados 15 minutos, depois 5 minutos, depois passados 3, depois morrem dois de uma vez, depois morrem todos estupidamente e no fim fica o casal. O primeiro custa sempre a morrer e depois vão amolecendo e os últimos parecem manteiga. Há sempre um assassino, mas desde o Scream às vezes aparecem dois. O realizador (?) tenta sempre meter um twist final que tem dois efeitos possíveis: ou transforma o argumento num queijo suiço ou então é completamente irreal e ridículo, tipo "o assassino é um estraterrestre mutante que foi possuido pelo diabo, abusado sexualmente em criança e desfigurado por ácido ou um moto-serra". Normalmente têm entre 79 e 83 minutos, com os créditos finais bem longos.

Outra coisa típica destes filme são as teenegers com grandes mamas. Há sempre uma cena de mamas e uma cena de sexo foleira. Se aparecer logo no início montes de nudez e sexo, esqueçam... O filme vai ser uma merda. Se forem pessoas sérias é capaz de se atirar para um banho de sangue porreiro. Agora vamos ao filme propriamente dito:

... tem logo no início montes de mamas e sexo. Got it? Merda seca no que diz respeito ao terror propriamente dito. Eu nem sequer sabia que existiam guerras acessas entre gajos do ski e gajos do snowboard. Mas aprendi esse ensinamento que me acompanhará para o resto da vida. Pode um dia ser preciso no "Quem quer Ser Milionário" ou se a minha vida depender de um qualquer questionário ridículo. Mais coisas do filme... As cenas de mortes são todas no escuro e tem umas sequências tipo "Portugal Radical" a atirar para o foleiro.

Pontos Altos: As garotas que abanam por ali com o rabo ao léu. Nem sequer me lembro da música, porque acelerei aquilo a 2x para acabar mais depressa.

Pontos Baixos: Bem, na realidade, quase tudo. Os actores destes filmes costumam ser daqueles que têm apenas no currículo aparições de 3 minutos em sitcoms obscuros que só passam às 3 da manhã numa estação local do Utah.

Veredicto: É xunga, amigos, xungão!